Quando um grupo de pessoas se encontra, com um propósito determinado, acontecem coisas. A escola é, como o teatro e antes de mais, um lugar de encontros, potencialmente de bons encontros.

O tempo dos encontros fez do ramo de Design de Cena da Licenciatura em Teatro um colectivo de trabalho, que persegue a ideia de um ensino experimental, laboratorial, aberto a todos os media e capaz de acolher as propostas e interesses de todos os intervenientes, alunos e professores.

Anualmente, o PROJECTO FOGO junta os alunos dos vários anos do curso que, individualmente ou em pequenos grupos, trabalham a partir de um tema, sem restrições relativamente ao objecto a produzir e à forma de o apresentar. Na actual situação, a apresentação teve que cumprir o distanciamento. O confinamento limitou-nos e abriu outros caminhos.

Este ano, o PROJECTO FOGO parte do conto Bartleby, de Herman Melville, publicado em 1856. A estranheza da figura, a irredutibilidade da fórmula "I would prefer not to", o desmantelamento da relação entre potência e vontade e impotência e necessidade (segundo Giorgio Agamben, em Escrita da Potência) abrem caminho a pensar sobre a fragilidade do presente, a redundância das acções, a melancolia, o tempo e a distância.

Como nos diversos projectos do colectivo de Design de Cena, Bartleby é mais um pretexto para questionar e agir sobre o mundo, e lembra que há uma «dimensão íntima dos levantamentos» (Georges Didi-Huberman, Sublevaciones).

design    de    cena    2021        escola superior de teatro e cinema         instituto politécnico de lisboa
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora